terça-feira, 17 de setembro de 2013

BregAREIA, uma cultura, uma história que renasce com força total em 2013

Patrimônio Histórico Nacional, Areia, uma pequena cidade do interior da Paraíba, distante 118 Km da Capital, João Pessoa, localizada na região serrana a aproximadamente 618 metros de altitude , tem uma história cheia de riquezas e fatos que até os dias de hoje contribuem para o seu desenvolvimento socioeconômico.

Com um clima europeu, sua bela paisagem natural é valorizada pelas ruas que acompanham a topografia acidentada do terreno, possibilitando vários pontos de visada nas encostas da serra.

Diferentemente de tantos outros municípios paraibanos e até mesmo nacionais, Areia tem uma das mais ricas histórias do nosso Estado, e porque não dizer, do nosso Brasil.




Um dos seus diferenciais, até os dias atuais, é a presença marcante dos centenários engenhos de rapadura que, com o desenvolvimento econômico e o avanço da tecnologia na época, passaram a produzir também a aguardente, que nada mais é que um destilado da cana-de-açúcar, popularmente conhecido como cachaça.

Foi para valorizar essa cultura que no ano de 1994, por iniciativa do Professor do Curso de Agronomia da UFPB, Campus III, Lidiney Henrique, foi criado do Festival da Cachaça e da Rapadura, mas, pela projeção do evento, em 1997, na gestão da prefeita Adria Perazzo, com o apoio da ASPECA (Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça) ele passou a se chamar não apenas Festival da Cachaça e da Rapadura, mas sim "Festival BRASILEIRO da Cachaça, da Rapadura e do Açúcar Mascavo".

Foi também em 1997, através de uma proposta do deputado Tião Gomes, que surgiu a ideia de se realizar, no encerramento do Festival, um evento diferente dos demais - daí nasceu o BREGAREIA - evento único no Brasil e que reúne os principais representantes do gênero brega no centro da cidade, em três dias de muita música, comidas típicas, exposições, atrativos turísticos e peculiaridades da terra da cultura.

O Festival é realizado durante toda uma semana, com cursos e palestras de autoridades de todo o país, debatendo os problemas e soluções para a crise dos engenhos de cana de açúcar e rapadura com produtores do Estado e de várias partes do Brasil.

Mesmo sendo um sucesso, ano após ano, desde a sua criação, o festival acabou ficando esquecido, chegando até mesmo a mudar de nome, de Bregareia, para Areia Fest, o que desagradou e minimizou o tamanho do evento.

Agora, em 2013, graças à iniciativa da gestão do prefeito Paulo Gomes (PRB), com o apoio do Governo do Estado, do Ministério do Turismo, de seus patrocinadores e a colaboração de seu idealizador, deputado Tião Gomes, o Festival Brasileiro da Cachaça, da Rapadura e do Açúcar Mascavo e também da música Brega Brasileira - O BREGAREIA – está de volta.

Resgatado com o objetivo de voltar a fomentar a importância da produção da aguardente, dos produtos cuja matéria prima é a cana de açúcar, valorizar ‘o brega’ como gênero musical, reconhecendo os artistas que ficam longe da mídia durante quase todo o ano, o Bregareia visa também impulsionar a economia, o turismo e a geração de emprego e renda em todos os seguimentos.

Donos de engenhos expõem suas marcas, fidelizam clientes e aceleram a economia, colocando Areia de volta à rota do desenvolvimento.

Em todos os anos, cerca de 50 mil turistas passam por Areia para prestigiar a festa.

Para este ano, a organização do evento, além de contar com o apoio fundamental do Governo do Estado e do Ministério do Turismo, firmou ainda um leque de parcerias, entre elas a vinda da caravana do Ratinho, capitaneada pelo apresentador Carlos Massa, que abrilhantará o Bregareia com seis grandes atrações. Serão mais de 50 horas de música brega, com a apresentação de shows durante manhã, tarde, noite e até de madrugada.

O BREGAREIA É PATRIMÔNIO DE TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário